Quem vive da agricultura, sabe: o ciclo de vida de qualquer planta está suscetível a dois tipos de fatores que provocam estresse e influenciam o seu desenvolvimento:
- Fatores bióticos: correspondentes às comunidades vivas de um ecossistema, como outras plantas, animais, fungos e bactérias.
- Fatores abióticos: que são os elementos físicos, químicos ou geológicos do ambiente, responsáveis por determinar, em larga escala, a estrutura e funcionamento das comunidades vivas de um ecossistema, como a água, o solo, o ar e a temperatura.
Pensando em contornar esses obstáculos à produtividade no campo, a empresa global de ciências da vida, Bioibérica, desenvolveu uma solução avançada e exclusiva: a Enzyneer®, uma tecnologia para a extração de compostos bioativos, sem nenhum processo químico.
E por que essa novidade importa para a sua lavoura?
Primeiro, porque os princípios extraídos com a tecnologia Enzyneer® (proteínas hidrolisadas de alta qualidade na forma de L – α -aminoácidos e peptídeos bioativos) ajudam a controlar o estresse sofrido pelas plantas.
Isso quer dizer que esses bioestimulantes naturais, obtidos através da Enzyneer®, desempenham um importante papel na luta contra as alterações que as suas culturas sofrem.
Além disso, a solução extraída com a tecnologia facilita a liberação de glicerolipídios e esteróis, que agem para estimular os processos fisiológicos das plantas. Consequentemente, otimizam a absorção de nutrientes, aumentam a produtividade e melhoram a qualidade dos frutos colhidos.
Outras vantagens desta tecnologia são:
- Biossegurança total dos produtos: uma vez que o resultado da hidrólise enzimática deixa fragmentos proteicos com tamanho médio de 600 Da e todos com menos de 10 kDa, eliminando possíveis estruturas virais ou priônicas;
- Não contém substâncias indesejáveis da matéria-prima ou do processo de fabricação (como sais e metais pesados);
- Matéria-prima de fontes orgânicas, cuidadosamente selecionada no processo de extração de aminoácidos livres, com alta capacidade nutricional, obtidos em processo de hidrólise enzimática e sem nenhum processo químico. Isso garante mais sustentabilidade ao cultivo;
- Obtenção de todos os aminoácidos essenciais em quantidades significativas. Todos estão em sua forma L, a forma mais biologicamente ativa, permitindo uma digestibilidade muito alta e absorção otimizada de nutrientes para as plantas.
- Produtos que contêm aminoácidos livres e bioativos, causando melhor absorção e aproveitamento, não alterando o PH da calda.
Como comprovar que esses bioestimulantes funcionam de verdade?
A eficácia dos compostos bioativos extraídos através da Tecnologia Enzyneer® tem sido verificada através de comparação com estudos de regulação da fotossíntese, bioensaios de atividade semelhante a hormônio (“hormon like”) e análise de expressão gênica e proteômica, realizados na Universidade de Alcalà – em Madrid, na Espanha.
Uma das principais conclusões até o momento é que, ao contrário da perda na atividade biológica, causada pela racemização dos L-aminoácidos durante a digestão química através de tratamentos ácidos ou alcalinos, mais de 60% dos hidrolisados proteicos analisados apresentam um grau de racemização superior a 40%.
Isso significa que os produtos desenvolvidos a partir desta nova tecnologia são únicos no mercado, porque se encontram quase na sua totalidade na forma L- que são os biologicamente ativos para as plantas. Isso se deve à sua dupla atividade bioestimulante e fito-hormonal, fornecida justamente pelo seu processo exclusivo de produção.
Quer saber mais sobre Enzyneer®, agricultura regenerativa e sustentabilidade para ter uma lavoura mais produtiva e rentável? Entre em contato conosco.